segunda-feira, 14 de abril de 2008

O Consumismo!


Definição do dicionário

Consumismo: Necessidade ou impulso de consumir, de comprar.
___________________________________________________________

Consumismo hoje em dia é um tema muito discutido, na TV, nos jornais, na mídia em geral. É um ato que nós seres humanos cometemos, até mesmo inconscientemente.
É um "sentimento" que nós cultivamos quando vamos ao shopping, às ruas, no supermercado, sentimos uma necessidade: comprar! Nesse processo consumista, inclui-se, inclusive, a compra de serviços, o que caracteriza o consumismo dentro de casa. Uma questão fundamental pode ser colocada: qual é a diferença entre consumo e consumismo? A diferença entre os dois é que no consumo, as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário. serve para a sua própria sobrevivência, ou seja, coisas necessárias para que ele sobreviva já no consumismo, as pessoas gastam seu dinheiro em coisas que não são vitais para ela, e eu considero isso como ma ganância, pois a pessoa compra um carro, ai depois casa, e depois a mulher precisa de um carro e vai lá e compra mais um carro. Isso é um consumo, mas se a pessoa tem dois carros(um para ela e um para a esposa), e compra mais carros, os carros não vão ser utilizados, ..., isso é um caso muito comum entre pessoas de renda maior. E isso sim é consumismo.
Em alguns casos tem pessoas que são consumistas impulsivamente, e isso é uma doença, ela acaba vendo uma coisa e já compra, ..., tudo aquilo que ela vê, ela irá comprar.
E esse consumismo compulsivo, pode ter uma explicação histórica, pois após a revolução industrial, no século XV, e logo depois veio a industrialização que possibilitou a produção em grande escala e com rapidez, e podemos ver hoje, que lança um celular "high-tech" de ultima geração e está a 600 reais por exemplo, e passa 1 mês, e já lançou um celular com mais capacidade de memória e com mais utilidades; um celular multifuncional, e as pessoas vão comprando celulares novos todos os dias.
E um lado negativo do consumismo junto com o crescimento acentuado da industrialização é que não se preocuparam com o meio ambiente, e nós já estamos sentindo alguns "incômodos" que iríamos sentir daqui a 50 anos.

/elias

4 comentários:

Unknown disse...

ESTE TEXTO ME AJUDOU MUITO.OBRIGADA!

Unknown disse...

este texto me ajudou muito.obrigada.

Arthur Siviero disse...

Nossa, muito bom texto! Ia escrever sobre esse assunto em uma prova e precisava de uma referência. Era ISSO o que eu procurava!

Unknown disse...

Ótimo texto!Me ajudou muito com o trabalho de escola!!!<33